3.3.11

Carnaval

História do Carnaval 

    O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
    No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
    No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
    A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.


    Na verdade não vim contar a história do Carnaval, mas sim a da superação de cada Escola. Um ano melhor do que o outro, as Escolas sempre inovando e criando muitas coisas bonitas e legais.
    Mais especialmente esse ano o Desfile das Escolas do Rio de Janeiro, vai ser um pouco diferente. Pois nem todas vão ter nota (que é o justo), por causa de um mega acidente no barracão de 3 Escolas. Todas com certeza sofreram muito, porque são várias vidas que movem simplesmente o desfile de cada Agremiação. Foi destruido parcialmente a história dessas Escolas (Grande Rio, Portela e União da Ilha), mais não conseguiu destruir a força de vontade de cada uma delas.
   Especialmente a da Grande Rio (aonde todos comentavam que vinha para ganhar) que foi a mais destruida e sentida, mais com a força de vontade de todos que fazem parte da grande Escola já foi reerguida, com muito trabalho e esforço da equipe toda.
     Esse ano ela pode até não ganhar nota, mais com certeza na superação ela já GANHOU!

Ps: E olha que eu sou Mangueirense, mais não posso deixar de me orgulha dessa Escola aonde tem pessoas humanas que batalham o ano todo para ganhar no final.


Beeijinhos meninas
até a prooxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário